quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Capitão América – O Primeiro Vingador

 

Cap Améirca 3 Eu já mencionei aqui que estou super curiosa para ver Os Vingadores (The Avengers) ano que vem. E por isso assisti todos os filmes relacionados com ele. Não que isso era motivo, já disse que adoro filmes que vem de quadrinhos, ainda mais se for da Marvel (se bem que Hulk foi um suplício. Nem Edward Norton salva aquilo. A única parte legar é Tony Stark aparecer para recrutar o cara para a SHIELD). Só não tinha assistido esse ainda por dois motivos: 1) não tinha com quem ir, e 2) estava com um certo receio de parecer muito patriótico (aquela coisa arrogante americana). Mas o filme não é nem de longe assim. Ainda bem.

Ele começa com um franzino Steve Rogers (Chris Evans) tentando forjar mais uma aplicação para o exército americano, em plena II Guerra Mundial. O pobre além de franzino, ainda sofre de asma, e mais uma dezena de doenças, todas impedindo que ele se aliste. Mas o rapaz é determinado, e nunca desiste de tentar. Até que entra em sua vida o Dr. Abraham Erskine (muito bem interpretado por Stanley Tucci). E, num passe de mágica (mas não sem antes sofrer o diabo no treinamento), ele sofre um belo upgrade. Confira o antes e depois.

Cap América 1

Cap América 2

E uma curiosidade. Os dois são interpretados por Chris Evans, acredite se quiser. O magrelinho é resultado de computação gráfica (que ficou perfeita, aliás. Quando vi o trailer pela primeira vez, achei que era outro ator. Descobri que não muito mais tarde). E foi o próprio Evans que insistiu em que poderia fazer as duas partes. E conseguiu, provando para muita gente (leia-se críticos) que além de uma carinha linda (e um corpo também) que é bom ator. Não tem como não se compadecer com o franzino, com sua determinação admirável e ao mesmo tempo a fragilidade do personagem. Principalmente quando ele fala que conhece o bairro e que já apanhou em tudo quanto é lugar. Mas quando perguntam se ele não havia considerado fugir, ele explica que essa não é a solução, ou você vai fugir a vida inteira. E essa frase define todo o personagem. E o legal é que ele não se perde, mantém a identidade no filme inteiro.

E, como super herói que se preze não fica sem namorada, claro que Steve Rogers tem uma cara-metade. No caso, ela é Peggy Carter, (interpretada por Hayley Atwell, a Aliena de Os Pilares da Terra). Ela é uma agente do exército inglesa (não entendi bem se do americano ou inglês, não fica claro para que agência trabalha) que est;a a par dos experimentos de Howard Stark (o pai de Tony, interpretado pelo fofíssimo Dominic Cooper, de Mamma Mia!, outro filme que eu adoro). Ela tem sempre que se firmar como oficial, já que na época, era ainda mais difícil que hoje para uma mulher em cargo de liderança. Mas ela segura a onda bem, sem se intimidar.

Peggy Carter

E como falei de Howard Stark, dá para perceber de onde vem o jeitão descontraído do Stark filho. O pai é tão genial quanto o filho, e também um tanto maluquinho. Ele tem participação grande no filme, e é responsável por algumas das partes mais engraçadas. E completando o time dos bonzinhos ainda temos o Coronel Chester Philips (Tommy Lee Jones), um superior duro e que a princípio não bota muita fé em Steve Rogers. Aliás, falando nisso, a única parte mais patriota do filme, vamos dizer assim, é justamente quando o Coronel dispensa Rogers do serviço (porque ele é só um experimento, segundo suas próprias palavras) e o Capitão passa a fazer shows (quer dizer, pagar king kongs) pelos Estados Unidos para recrutar mais soldados. E fechando o time tem ainda James “Bucky” Barnes, o melhor amigo de Steve (o bonitinho Sebastian Stan).

Cel Philips

Já do outro lado, claro que há um maníaco com mania de grandeza. Neste caso, o tal é Johann Schmidt, o Red Skull (ou Caveira Vermelha, acho que deixaram o nome literal mesmo em português. Eu adoro filmes de quadrinhos, o que não quer dizer que eu leio, ou mesmo sou familiarizada com as histórias), interpretado lindamente por Hugo Weaving, o Elrond de OSDA  (tá, eu detesto Elrond, mas o ator é fantástico). E eu acho o fato de seu nome aqui ser Schmidt bem engraçado, porque é bem próximo do Sr. Smith de Matrix (eu tinha gostado dos dois primeiros, mas aí veio o último e estragou toda a trilogia para mim. Hoje não suporto nenhum). Nem preciso dizer que o cara é demente. Ele é o líder de uma organização chamada Hydra, o setor de ciências dos nazistas, e, como eu já disse, tem mania de grandeza, e, como Cérebro, quer dominar o mundo (o que vamos fazer hoje, Cérebro?). Ele tem a ajuda de um cientistazinho pequeno, mas que se acha a última Bono Chocolate do pacote, interpretado por Toby Jones.

Como eu disse, o filme não peca por ser arrogantemente patriota, e mescla bem as cenas de ação com as mais dramáticas. Os Red Skull efeitos também são bons (só pela raquitilização daquele monumento do Chris Evans dá para ter uma ideia). E a fotografia também é bem bonita. A recriação da década de 40 é belíssima, e até a trilha sonora os produtores tiveram o capricho de combinar (me refiro aqui à música dos créditos finais, não as que tocam no decorrer do filme, porque essas eram de se esperar). E, como todos os filmes que envolvem Os Vingadores, Nick Fury faz sua aparição. E, como Piratas 4, se você não assistiu, ou se vai assistir de novo, fique até depois dos créditos finais, que tem um teaser de Os Vingadores. E, para dar aquele gostinho, aí vai o trailer:

Ah! E esqueci de mencionar uma pontinha beeem pequenininha da beiçudinha Natalie Dormer (Ana Bolena, de The Tudors, e futura Margaery Tyrell, em Game of Thrones).

Beijos e até o próximo post!

3 comentários:

Gabi Castro disse...

Desculpe aos fã do Capitão América, mas este é o filme mais podre que eu já vi! Perdi meu tempo! Odiei as cenas de ação (que coisa podre) e todo este patriotismo americano! O que aconteceu? A moral dos Estados Unidos está baixa? Foi muito podre!
A única coisa boa do filme é a parte em que ele acaba de virar super heroi e aparece sem camisa. Apesar do corpo mega-artificial, fiquei muito "UOU!" kkkk

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeeeee assisti Capitão América sim, eu não deixo passar esses filmes... sempre vou ao cinema assistir hehehehe e gostei muito.... mas de herois, esse ano o meu preferido foi O Lanterna Verde!!! Gostei muuuuuuuuuito... vc ja viu???

Thor tbm foi legal, principalmente pq me fez pensar muito em Utrhed e Derfel!!!

Mas estou louca pelos vingadores pq sou fã mesmo é do Homem de Ferro!!!

Viu, se der, assista O Plano Perfeito, tenho certeza de q vai gostar e concordo com vc, o Clive Owen é o melhor Rei Artur de todos!!!!!

Ahhhhhhh se vc morasse em Tatui não teria problemas em arranjar companhia para ir ao cinema... eu assito td que aparece hehehehe

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi meninas!

Gabi, que pena que você não gostou. Eu nem achei que o filme apela para o patriotismo em excesso, mas era essa mesmo a ideia. Os EUA precisavam recrutar soldados, então faziam um monte de propaganda. E, se não me engano, Capitão América foi criada no auga da Guerra Fria, então era propagandista mesmo, só que desta vez contra a Rússia.

Fefa, eu não assisti Lanterna Verde, mas só de ele ser o Ryan Reynolds já dá vontade...E o carinh de Thor é quem eu imagino como a versão jovem de Derfel ;D. Eu não era muito fã do Homem de Ferro até que Robert Downey Jr assumiu o papel. Ele é perfeito (se bem que ele é bom em tudo que faz).

Beijos!